sábado, 5 de março de 2016

Plante sonhos, regue metas

Se você for como eu e como a maioria das pessoas, deve ter feito lá suas promessas e pedidos na virada deste ano. Simpatias de montão e... depois de 3 ou 4 meses... ai ai...o que foi mesmo que prometemos fazer diferente?
Hoje vou compartilhar com você uma ferramenta incrível para ajudar a sustentar suas promessas.
   
A virada do ano é um momento mágico!

Enchemo-nos de esperanças de renovação. É quando prometemos tudo de melhor para nós mesmos. “Este ano vai ser diferente”, juramos até em voz alta enquanto pulamos as ondas pedindo a ajuda de Iemanjá.

Nesse instante único e pleno de possibilidades definimos metas que desejamos conquistar, aspectos que queremos mudar em nossa vida e transformar em nós mesmos.

Posso apostar que em algum momento da virada você fez os seus pedidos e promessas para o seu novo ano. 

Eu também fiz!

Muitas pessoas chegam a fazer listas escritas... talvez parar de fumar ou fazer matrícula na academia; fazer um check-up ou quem sabe começar aquele curso incrível; mudar de emprego ou pedir aumento; terminar um relacionamento destrutivo ou declarar um amor secreto; começar uma nova dieta, não fazer mais isto ou passar a fazer aquilo... Promessas e mais promessas.

E no final, depois de 365 dias, o que temos como resultado? Quantas dessas promessas conseguimos cumprir? Quantas sustentamos por mais de 3 meses? Aliás, de quantas nos lembramos depois de 6 ou 7 meses? 

Passada a emoção dos fogos, de pular as ondas, do champagne... depois de chuparmos as uvas e comermos a romã, depois de comermos lentilha e guardarmos folhas de louro na carteira... mal nos lembramos das promessas que fizemos a nós mesmos há poucas horas.

Por alguma razão, todo o ciclo se completa – 365 dias - e pouco cumprimos ou, quando cumprimos, é por um curto período. E então, novas propostas para mais um novo ano. E vamos combinar... quase sempre lançamos as mesmas metas.

____________________________________

O novo, de uma nova maneira
____________________________________

Este ano fiz diferente e vou compartilhar com você a ideia que tive.
Talvez esta nova forma de estabelecer mudanças contribua para você sustentar por mais tempo suas propostas... Eu também estarei aplicando. Vamos juntos!

É simples, barato e só dependerá da sua dedicação... como tudo o que você deseja realizar.

Vamos trabalhar com coisas vivas para ajudar você a manter vivas as suas propostas.


Eu acredito que você tenha aí, dentro da sua cabeça, neste exato momento, uma ou mais

ideias, um desejo, uma vontade de fazer alguma coisa. Ainda sem forma, sem definição, sem corpo, algo que você esteja apenas imaginando que talvez possa concretizar ao longo deste ano.
Eu proponho que você compre vasinhos, terra e sementes. Escolha sementes de alguma planta que você queira muito ver brotar. Plante a semente com a intenção de estar plantando sua ideia – uma semente para cada ideia - que ainda não tem forma. Sua ideia é uma possibilidade do projeto, assim como a semente é a possibilidade da planta. Para se concretizarem, ideia e semente necessitam de alguns cuidados. Com dedicação, cuide então de sua semente, acompanhe o desenvolvimento dela, esteja atento às suas necessidades – ela vai inchar dentro da terra absorvendo força para romper o solo com seu broto tenro, frágil e pleno de perspectivas de se desenvolver até se transformar numa flor ou numa árvore, conforme o que você tiver escolhido plantar.

Enquanto a semente se nutre na terra, você nutre sua ideia. Quando as primeiras folhinhas aparecerem rentes ao solo você talvez tenha insights fantásticos em relação à sua ideia-semente, e possa então caminhar no sentido de dar forma a um projeto. E sua ideia se desenvolverá simultaneamente à semente que você dedicou tempo e carinho.

Pode ser, no entanto, que você esteja num outro momento, envolvido com algum projeto que já está em andamento, mas de forma lenta ou talvez confusa. Faça diferente: compre uma muda bem pequena de uma planta que você goste muito; pode ser uma flor, uma erva, uma folhagem, até mesmo uma árvore, mas compre uma muda bem pequena. E vá acompanhando o desenvolvimento dessa plantinha, dedicando seu tempo, sua atenção, refletindo com ela, lembrando que ela está se desenvolvendo para ser o que ela desde sempre se propôs a ser, só não estava muito claro, talvez, para quem olhava de longe sem identificar a espécie... e esse pode ser o caso do seu projeto. Talvez acompanhando as fases de crescimento dessa planta você possa descobrir soluções, caminhos ainda não pensados, chegando a melhores contornos de objetivos e estratégias.

Agora, se você tem uma ideia já desenvolvida, que já é um projeto, com metas e estratégias definidas, minha sugestão é que você compre uma bela planta, já adulta, de preferência frutífera, mas ainda na fase de floração... ou até anterior a isso. Afinal, seu projeto está pronto para ser implantado e logo começará a dar flores para posterior surgimento dos frutos. Imagine a sensação incrível de ver os primeiros frutos brotarem em sua pequena árvore! E o que dirá do imensurável prazer de colher os primeiros frutos de seu projeto!

Sua jornada, durante a pré-floração e floração, pode apresentar alguns desafios – bichinhos, pragas, falta de sol ou muita água – mas vencê-los, se não puder prevenir-se, já será uma vitória.

Assim são os nossos projetos: evoluem de uma fase para outra - semente, broto, muda, planta adulta e então pronta para os primeiros frutos e colheita ...



Talvez usar a metáfora da planta seja uma ferramenta interessante para ajudar você a dar continuidade à maior parte das propostas da sua vida. Embora eu esteja sugerindo essa atividade para o começo do ano, ela pode ser usada em qualquer época, no momento em que uma ideia surgir ou que um projeto ficar atrapalhado. É uma ferramenta para incentivar você em qualquer momento que você sinta necessidade de um empurrãozinho. 

Cada vez que você regar suas plantas, você estará se sintonizando com suas propostas e metas, alimentando seus projetos. Essas pequenas e frágeis formas de vida dependerão de você para viver e crescer, tanto quanto cada projeto seu depende unicamente de você para se desenvolver e prosperar. Essa saudável convivência te lembrará a todo instante sobre quem é o grande responsável por sua vida e pelo seu sucesso.

Se quiser, pode deixar essa atividade ainda mais lúdica dando nomes às suas plantas, colocando plaquinhas como, por exemplo, “Ideia-semente X”, “Floração do Projeto GH”, “Broto do Planejamento de YZ”... pode conversar com elas, expor suas idéias, manter-se atento às reações que esboçam durante o processo.

Em cada fase do desenvolvimento as plantas requerem atenção a aspectos diferentes, exigem algum conhecimento sobre iluminação, regas, ventos... assim como seus projetos. 
Conhecimento, planejamento, sintonia e intenção, com dedicação, fé e paixão! 

Feliz 2012!
Feliz colheita!
(dez/2012)
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário