sábado, 5 de março de 2016

Saúde da alma, saúde do corpo

"Apenas recentemente os cientistas reconheceram que a mente tem a capacidade de influenciar os mecanismos biomoleculares que regulam o funcionamento do corpo." (Dr. Richard Gerber, Medicina Vibracional)

Hoje, energia é uma palavra mágica, como um Abracadabra para explicar tudo, para curar tudo...

Será assim mesmo?

Os cientistas já sabem que tudo o que existe em nosso mundo é energia vibrando em frequências diferentes, dando forma à pedra, ao corpo humano, à água... E isso tem muito a ver com nossa saúde.

A medicina do século XXI, ao que tudo indica, será cada vez mais energética, mas é preciso cuidado, pois não podemos esquecer que o corpo requer atenção física também.

As terapias vibracionais, energéticas, ainda chamadas de alternativas, serão a base da medicina de um futuro próximo, e a todo momento vemos mais e mais profissionais clássicos de saúde voltando sua atenção para o entendimento desses "novos" conceitos, conhecidos desde épocas remotas pelos egípcios, chineses, hindus.

O mandamento fundamental da terapia vibracional diz que toda disfunção física tem origem no campo energético, em desequilíbrios no fluxo de alimentação e circulação de energia. Desequilíbrios que podem ser gerados por registros de vidas anteriores e por experiências, pensamentos e sentimentos desta vida. Portanto, as terapias holísticas ou vibracionais podem ser úteis a todos que desejam resgatar bem-estar, alegria de viver, harmonia e saúde em todos os níveis da existência.

São muitas as técnicas! Por isso são aplicadas em diferentes combinações em favor do autoconhecimento, autotransformação, evolução pessoal e saúde integral. E o objetivo é sempre contribuir para a felicidade e realização pessoal, visando o cumprimento da missão encarnatória em harmonia com a essência do ser e com o mundo que o cerca.

______________________________

Equilíbrio é boa distribuição
______________________________

Por desequilíbrio energético entende-se alguma disfunção na recepção e/ou no fluxo de energia para o corpo. A captação de energia é realizada pelos chacras - centros energéticos presentes nos corpos sutis, ligados a glândulas e órgãos do corpo físico. Se esses centros não atuam corretamente na captação e distribuição de energia, as glândulas e órgãos associados terão suas funções comprometidas.

Mas quando as disfunções energéticas já estão cristalizadas na forma de problemas físicos, muitas vezes é necessário aumentar a frequência dos tratamentos energéticos e associar métodos alopáticos. Mas jamais esquecendo que a alopatia trata dos sintomas (doença é SINTOMA de desequilíbrio energético), enquanto as técnicas vibracionais tratam as causas. A alopatia pode, por exemplo, extirpar ou dissolver miomas, mas não cuidará dos desequilíbrios do campo energético que os geraram a partir de padrões de pensamentos e sentimentos negativos, e por conta disso é que são tão comuns os casos de reincidência de doenças como o câncer, por exemplo, ou mesmo manifestações em regiões diferenciadas, pois a energia desequilibrada continua a circular pelo organismo após o tratamento convencional, podendo instalar uma nova disfunção em outro órgão.

É também pela falta de tratamento do campo energético e manutenção/repetição de padrões negativos de atitudes, pensamentos e sentimentos que as doenças se tornam crônicas.

Todos, invariavelmente, com diferentes graus de consciência, trazemos de outras vidas marcas emocionais e mentais, registros de situações e até de doenças em nossos corpos energéticos. E tudo isso pode ou não cristalizar-se no físico atual e manifestar-se na forma de doenças ou medos, fobias... Simultaneamente, nesta vida vamos acumulando, nesse mesmo campo energético, pensamentos e sentimentos de vivências atuais, que podem criar novos desequilíbrios, ou se juntar aos antigos, originando as disfunções.

Assim, é preciso estar permanentemente atento aos sentimentos e pensamentos e, ao mesmo tempo, submeter-se a algum tipo de terapia vibracional/energética a fim de manter limpo e equilibrado o campo energético, mesmo que não se tenha ainda alguma disfunção física. E permanecer atento à linguagem do corpo, ao que ele diz através da rigidez muscular, das dores de cabeça, das faltas de ar, das disfunções hormonais, do cansaço. O corpo é o sinalizador da saúde do nosso campo energético e o nosso campo energético é o quadro onde escrevemos nossos pensamentos e sentimentos.

_____________________________

Se somos responsáveis por tudo o que pensamos e sentimos;
se a qualidade dos pensamentos e sentimentos determina a qualidade
da energia que fazemos circular em nós;
se a qualidade dessa energia é que gera ou não disfunções,
somos absolutamente responsáveis
por nossa saúde física, mental e emocional.
______________________________

Exercícios de alongamento, de respiração e posturais são importantíssimos para trabalhar o físico - técnicas suaves que respeitam os limites corporais do indivíduo, ampliando aos poucos sua capacidade de movimentação, de respiração. Afinal, é impossível fazer a energia circular, por exemplo, através de músculos encavalados, cansados, rígidos. Lembrando que tudo isso – rigidez, dor, cansaço, entre outros - são manifestações de sua estrutura de caráter, de seus pensamentos, de suas posturas diante da vida.
Trabalhar paralelamente o físico e o energético é a melhor forma de prevenir disfunções, limpar as disfunções energéticas já existentes e evitar disfunções físicas, ou eliminar lenta mas definitivamente as doenças já instaladas. Assim é que atuam, em conjunto ou separadamente, as técnicas vibracionais ou terapias alternativas, como Florais, Reiki, Acupuntura, Shiatsu, Dança do Ventre, Radiestesia e Radiônica, Cromoterapia, Cristais, Regressão, Fitoterapia, TVP-Terapia de Vidas Passadas, Interiorização, Cura Holográfica entre outras.

______________________________

A responsabilidade individual
______________________________

Entretanto, nenhum tipo de terapia terá efeito duradouro se você não fizer a sua parte. Sua responsabilidade não pode jamais ser substituída por tratamentos externos.

É preciso ter humildade para reconhecer o quanto você é responsável por seus problemas de saúde. E é preciso querer interiormente solucionar esses problemas. E acreditar-se merecedor da cura.

É preciso, algumas vezes, descobrir onde se originaram essas disfunções. É preciso, invariavelmente, ter persistência - quanto mais profundamente cristalizada a disfunção, mais pode demorar para ser desfeita. Ou não – muitos são os fatores que concorrem para acelerar ou atrasar os resultados. E é preciso participar ativamente do próprio processo de cura, não esperando que o terapeuta faça tudo por você, pois é impossível – toda cura é auto-cura!

É preciso encontrar o tipo de terapia que mais se adapta à sua personalidade e ao seu quadro e um terapeuta com o qual você se identifique, sinta empatia, simpatia, sintonia....

___________________________________

A cura é o prêmio que recebemos quando nos dispomos, realmente, a mudar nossos padrões de pensamentos e de sentimentos. Portanto, tratamentos energéticos/vibracionais são instrumentos fundamentais para o autoconhecimento, para que possamos conhecer e entender as áreas a serem trabalhadas em nós mesmos para que, então, as mudanças possam se concretizar. 

E de forma permanente.
___________________________________

A região do corpo ou órgão onde a doença se manifesta aponta as áreas de sua vida que precisam de “reparos” e as áreas de sua personalidade que precisam de lapidação, de aprimoramento. Portanto, cuidar da saúde de forma holística, olhando o ser como um todo, é trabalhar não apenas causas e sintomas, mas buscar constantemente o autoconhecimento, com disponibilidade para realizar mudanças internas muito profundas, identificar e substituir crenças, identificar valores fundamentais que possam estar sendo violentados por suas atitudes, por exemplo.

Na medida em que desenvolvemos humildade, compreensão, adaptabilidade, capacidade de perdão, estamos caminhando rumo ao entendimento do que é o amor incondicional, o não-julgamento, o respeito aos outros e a nós mesmos. Com isso, reduzimos o stress físico e emocional, relaxamos a mente, relaxamos as emoções, relaxamos os sentimentos, relaxamos os músculos (!), passamos a captar mais energia, energia de melhor qualidade, facilitamos o fluxo dessa energia em nossos corpos e estamos, então, prevenindo e/ou desfazendo disfunções que geram mal-estar emocional/mental e doenças.

Então, ao buscar uma terapia vibracional a pessoa está dizendo a si mesma que acredita que é possível ser feliz!

Que a felicidade depende dela mesma.

Que essa conquista pode ser feita por todos que a desejarem!

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Os trechos que seguem foram extraídos do livro Medicina Vibracional, do Dr. Richard Gerber. É preciso ter em mente que a legislação norte-americana é muito diferente da brasileira no que diz respeito ao tema Terapia Holística. Assim, termos como "cura" e "medicina vibracional" que não são corretos no Brasil no que tange a essa área, neste livro são empregados normalmente.

"Apesar de o cérebro ser um biocomputador complexo, ele ainda tem necessidade de um programador para instruir o sistema nervoso a respeito das coisas que tem de fazer e de como deve agir.
Essa entidade consciente que utiliza o biomecanismo do cérebro e do corpo é a alma ou espírito humano. O que chamamos de domínio espiritual faz parte de uma série de sistemas energéticos de dimensões mais elevadas e que estão em contato direto com o hardware que conhecemos pelo nome de cérebro e corpo."..."Os métodos alternativos de cura frequentemente são eficazes porque conseguem corrigir os padrões anormais de funcionamento dos sistemas de dimensões superiores, os quais controla o metabolismo celular e os padrões de expressão comportamental."

"A física quântica e as experiências realizadas no campo da física de partículas de alta energia nos mostram que, no nível das partículas, toda matéria é na verdade energia."

"Se somos constituídos de energia, segue-se, portanto, que podemos ser afetados pela energia. Até mesmo a medicina ortodoxa começou a evoluir rumo ao desenvolvimento de métodos de tratamento baseados na energia. O uso de emissões radioativas para o tratamento do câncer, de eletricidade para deter a dor e de campos eletromagnéticos para apressar a cura de fraturas..."

"A questão é que precisamos começar a estudar os métodos alternativos de cura pelo que eles podem nos ensinar a respeito de nós mesmos, enquanto seres espirituais em processo de evolução, e também pela ajuda que possam nos proporcionar no tratamento de enfermidades contra as quais a medicina ortodoxa pode fazer muito pouco."

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Aqui, transcrevemos trechos da Introdução do livro Medicina Vibracional, do Dr. Richard Gerber, assinada pelo Dr. Gabriel Cousens, M.D., médico holístico e autor de Spiritual Nutrition and the Rainbow Diet.

"...as doenças podem ser detectadas no nível etérico antes que se manifestem no nível físico. Segue-se, portanto, que se as doenças puderem ser detectadas no nível etérico elas também poderão ser prevenidas."

"...nós, na qualidade de organismos humanos, somos constituídos por uma série multidimensional de sistemas de energia sutil que se influenciam mutuamente, e que um desequilíbrio nesses sistemas energéticos pode produzir sintomas patológicos que se manifestam nos planos físico/emocional/mental/espiritual."

"...esses desequilíbrios podem ser curados recalibrando-se os gabaritos de energia sutil com um medicamento vibracional de frequência apropriada. Esta é essencialmente a base da medicina vibracional."

"Posteriormente o Dr. Gerber observa acertadamente que, quando o organismo humano está enfraquecido ou desequilibrado, ele oscila numa frequência diferente ou menos harmoniosa. Essa frequência anormal reflete-se no estado geral do equilíbrio energético celular. Se a pessoa não for capaz de reequilibrar-se ou de elevar sua moda energética para uma frequência normal, faz-se necessário então a entrada de uma frequência específica. Esse é o papel desempenhado pela medicina vibracional."

"Adotaremos mais uma vez a perspectiva holística, que já conta com milhares de anos. Trata-se de uma compreensão que não apenas faz aquele que cura encarar a saúde a partir de uma perspectiva holística, como parte de um relacionamento global com o universo, mas também leva-o a ser um exemplo vivo desse caminho integral e harmonioso. Já vi isso ser praticado ativamente por alguns médicos védicos na Índia e ouvi falar a respeito de curandeiros taoístas, de feiticeiras e feiticeiros índios do continente americano e dos curandeiros de Hunza. Na nossa cultura ocidental, isso foi praticado durante mais de dois mil anos pelos essênios, os quais produziram indivíduos com a capacidade de realizar curas, tais como São João Batista, São João de Deus e, obviamente, Jesus."

"Trata-se de um holismo que se baseia, não no mais recente aparelho de diagnóstico produzido em locais distantes nem tampouco em um ou dois métodos modernos de cura, mas sim na perspectiva de um envolvimento com todos os aspectos da cura."

"O que importa, na verdade, é as pessoas aprenderem a viver todos os aspectos de suas vidas de forma harmoniosa, sadia e amorosa. À medida que aprendemos a viver uma vida sadia, na qual haja um trabalho criativo e um equilíbrio de amor e harmonia em todos os níveis do self, com a família, com a sociedade e com a ecologia do planeta, haverá um constante processo de reequilíbrio, de cura e de regeneração de nós mesmos. Nós teremos aprendido, como o Dr. Gerber diz jocosamente, alguma coisa a respeito do 'Manual de Manutenção da Consciência do Proprietário'.
(13/04/2013)

Nenhum comentário:

Postar um comentário