terça-feira, 5 de julho de 2016

Convite à reflexão



Mudar requer coragem. Uma enorme coragem para olhar para si mesmo e a partir daí, enxergar-se sem véus e sem defesas para então, compreender-se e amar-se ainda mais.

Acender as luzes dentro do baú de lembranças, revolver memórias nem sempre agradáveis, mas que invariavelmente trazem aprendizados e crescimento.


Encarar os maiores medos guardados bem no fundo desse baú e ressignificá-los, transformando-os em aliados para a realização pessoal e para a conquista de um estado interno de alegria duradoura.



Para algumas pessoas, mudar é algo bastante simples. Para outras, extremamente difícil. Pense em um tipo qualquer de mudança e sinta como é isso para você: mudar de casa, de emprego, de parceiro, de cidade, de profissão, de país...

Para realizar a maioria dessas mudanças precisamos refletir e pesar todas as implicações, as possíveis perdas e os prováveis ganhos – benefícios substanciais e perdas pouco significativas são esperados como resultados de uma mudança. Afinal, ninguém escolhe, conscientemente, mudar para perder ou ficar pior do que estava. Mas além de refletir, para concretizar muitas dessas mudanças precisamos buscar suporte – um advogado, uma imobiliária, um novo curso, ou mesmo uma transportadora para nos apoiar. Isso demanda gastos e trabalho, mas tudo é muito compensador quando se vê o resultado final – a casa nova montada, a questão jurídica solucionada, um relacionamento feliz e saudável, uma nova certificação em mãos.

Agora pense num outro tipo de mudança - de atitude, de hábito, de padrão de pensamento, de estilo de vida. Talvez você perceba que há pontos semelhantes entre essas mudanças comportamentais e as mudanças materiais que citamos acima.



Chega um determinado momento em que – tenham outras pessoas lhe apontado ou não – você começa a se sentir incomodado com algumas reações impulsivas que vem tendo, com algumas coisas que tem dito “sem querer” ou “sem pensar”, ou com algumas posturas que tem adotado repetidamente e se arrependido.

Quando um comportamento seu começa a lhe incomodar ou de alguma forma está te prejudicando em algum nível de suas relações e parece, portanto, insatisfatório para você mesmo, eu te pergunto: não é esse o momento exato e perfeito para buscar suporte para mudar?

A tendência é que a resposta imediata seja “Sim, quero mudar para não me prejudicar!” E te digo que apesar dessa resposta parecer óbvia, ela coloca em ação movimentos de auto-defesa inacreditáveis e muito inteligentes, autônomos, cujo start independe de sua autorização! Um comportamento alimentado ao longo de toda a vida, transformado em hábito, vai te abandonar e você a ele assim, facinho, só porque você decidiu que não o quer mais?

Bem, teoricamente deveria ser assim, fácil. Decido que não quero mais agir de tal forma, então mudo. Mas como lidar com a oxidação das teclas mentais e emocionais que induzem a esse comportamento? Afinal, anos a fio reagindo daquela maneira já marcaram em você um caminho, abriram uma trilha – “sou assim e pronto”, dizem os mais relutantes. E ao afirmarem isso, nem imaginam o peso das crenças, paradigmas e valores envolvidos na elaboração dessa frase.


________________________________________________

Eu quero, eu mereço e eu posso ser o meu melhor!
________________________________________________


Conhecer-se um pouco mais pode fazer toda a diferença no ancoramento e durabilidade da mudança desejada. Identificar o que te motiva a agir dessa ou daquela maneira, identificar crenças incorporadas ao longo da educação recebida e das experiências vividas, identificar paradigmas. E depois de detectar tudo isso, poder compreender com um novo olhar e transmutar-se na pessoa que você sempre desejou ser (porque interiormente sempre foi!)... isso não tem preço!

Acredito que todos nós desejamos ser pessoas melhores. Talvez melhores profissionais. Melhores pais e mães. Amigos melhores. Melhores líderes. Talvez melhores parceiros amorosos. Melhores cidadãos. Seres humanos melhores no universo.

Chegamos a este mundo com uma imensa bagagem de possibilidades e incontáveis dons para serem aprimorados e usados em prol de nossa realização pessoal. Experiências vividas em diferentes períodos da existência, criação, meio social e outros aspectos podem eventualmente dificultar o acesso a esses recursos que trazemos.

A boa notícia é que existem ferramentas para abrir caminhos que nos levarão rapidamente ao encontro de nosso eu verdadeiro, rico em possibilidades, aquele que sabe e pode!

Então, desbravar e trazer à tona seu eu interior e lapidar sua personalidade a fim de minimizar o risco de auto-sabotagem permitem superar desafios cada vez maiores com ainda mais confiança e ir muito além das mais incríveis expectativas.
Agora, te convido a refletir comigo... se as perspectivas de mudança se mostram tão positivas, faz sentido as pessoas relutarem e se recusarem a buscar apoio para aprofundar o autoconhecimento e concretizar as mudanças que trarão realização e felicidade?

Eu entendo que sim, que faz todo o sentido. Enquanto crenças muito poderosas nos mantêm amarrados limitando nossos movimentos, paradigmas ancestrais servindo de régua para nossas decisões, o medo de questionar o status quo, o estabelecido, o conforto do conhecido tende a nos dominar. E assim, anestesiados, podemos passar a vida sem conhecer a verdadeira realização e a felicidade!
Essa inércia somente é rompida quando o impulso interno se torna tão forte que nos leva à ação de buscar o que desejamos com todo o coração, a partir de um grito da alma que quer se curar da cegueira, quer se libertar do domínio do ego para entregar-se à essência. E a partir desse momento, ocorre um renascimento, um recomeço em muitos níveis, num patamar superior, completando mais uma volta na espiral da evolução.

___________________________________________

Eu posso mudar minha história agora!
___________________________________________


Entendo que escrevemos nossa história através das escolhas que fazemos no dia-a-dia. Talvez você concorde com isso se fizer uma breve avaliação dos momentos em que se sentiu numa encruzilhada, precisando optar por um caminho na estrada, ou por um entre dois empregos, ou por um entre dois passeios fantásticos no final de semana. E ao olhar essas escolhas, acredito que você identificará rapidamente o quanto sua vida poderia ser diferente se tivesse optado pela alternativa.
Você pode identificar as pessoas que conheceu e outras possibilidades que surgiram após suas escolhas? O que deixaria de acontecer se você recusasse ‘aquele’ convite para viajar, ou se tivesse ido para a outra empresa, ou se tivesse saído em outro horário?


Aqui não estou falando de Destino, naquele sentido tradicional das coisas que estão traçadas e predestinadas. Estou falando, sim, justamente do livre-arbítrio, da escolha, da decisão, da sua responsabilidade pelas escolhas e decisões em sua vida – afinal, se havia mais de uma possibilidade, a decisão cabia a você.

E não são poucas as vezes que deixamos de fazer a melhor escolha. Algum mecanismo interno nos leva a optar pelo caminho da dor, da perda, da dificuldade, do desamor. E aqui voltamos a falar das teclas emocionais oxidadas, que nos fazem repetir o mesmo movimento, a mesma fala, a mesma atitude.

Às vezes, para alguém fazer boas escolhas, adequadas a seu momento de vida, pode ser preciso, talvez, identificar e transformar as tais crenças limitadoras. E hoje são muitas as ferramentas para se trabalhar nesse nível e em níveis ainda mais profundos do ser, visando clarear a visão da pessoa sobre si mesma e acelerar e apoiar os processos de mudança.

Eu, pessoalmente, elegi o Coaching - Life Coaching ou Self Coaching - como estrada para caminhar com as pessoas que me procuram rumo às suas metas - pessoais, profissionais, espirituais, afetivas. Durante a jornada, lanço mão de recursos conforme as necessidades individuais e as áreas da vida que demandam suporte. Ao processo de Coaching incorporo, quando o cliente permite, as técnicas vibracionais/holísticas que emprego há mais de 20 anos. E com resultados extraordinários! As ações eficientes das ferramentas individuais, como Florais e Reiki, por exemplo, foram potencializadas pela conscientização, aprofundamento e aceleração de resultados que o Coaching proporciona. E dentro desse processo, os resultados podem, ainda, ser mensurados!

__________________________________________________

Para pessoas comprometidas com a felicidade!__________________________________________________

Se você optar por romper com as barreiras que te limitam para desfrutar do máximo de seu potencial e acreditar que isso é possível, o melhor caminho se apresentará diante de você. Assim como as técnicas que mais têm a ver com sua maneira de ser e mais adequadas ao seu momento de vida e à questão que deseja trabalhar, solucionar, aprofundar.

Apenas mantenha-se alerta para não se sabotar diante das oportunidades.

Na minha visão, entendo que Coaching é um conjunto de ferramentas ofertado a pessoas comprometidas com suas conquistas e que querem muito mais da vida: mais bem-estar, paz, alegria, realização, prosperidade, harmonia consigo e com o mundo em que vivem... ainda mais felicidade!

E lembrando a ideia do suporte à mudança, parceria é a proposta de ação do Coaching, e por isso o comprometimento de ambas as partes – Coach e Coachee (cliente) – é fundamental e definido desde o início!
Este processo e suas ferramentas são recomendados para quem tem pressa de ser feliz! Para quem tem metas imediatas a serem atingidas. Para quem deseja mudanças profundas e duradouras. Para quem tem metas a mais longo prazo.

No Coaching, VOCÊ e EU nos mantemos comprometidos a trabalhar para que você mude no sentido que deseja mudar para alcançar suas metas.

Ou talvez a sua questão seja justamente definir a direção de sua mudança. Ou definir sua meta.


Permita-se ir além do melhor que você imaginou para a sua vida!
Sabe aquela sensação deliciosa de encaixar as peças de um quebra-cabeças?

Essa mesma satisfação é possível no Coaching, pois ao longo de todo o processo as ocorrências de sua vida vão se encaixando e o quadro de suas experiências faz, enfim, todo sentido. Você acessa em seu interior respostas que fazem sentido para você! E que sempre estiveram ali!
Assim acontece porque todo o processo tem a ver com quem você É e o que VOCÊ valoriza. E essas são chaves fundamentais para expandir as possibilidades de uso da rica paleta de cores que a VIDA oferece!

Coaching é um dos caminhos para você se conectar à sua essência: uma estrada para alcançar a absoluta e incondicional liberdade de ser feliz sendo o melhor que você pode ser em todas as áreas da vida!

Pense por um minuto na mudança que você deseja.Imagine quão bem você ficará alcançando isso! Quanta diferença isso fará em suas relações! Imagine a harmonia que envolverá sua vida! E isso está ao seu alcance com a decisão de dar o primeiro passo!
Que tal decidir ser feliz AGORA?

Imagino que, num primeiro momento, isso possa parecer uma sessão de tortura para você. Entendo bem esse sentimento. No entanto, eu te convido a acreditar que com o suporte adequado, poderá ser, se você se permitir, uma linda jornada rumo à conexão com seu centro, com seu Eu real, verdadeiro, que tudo sabe e tudo pode.
Uma jornada focada no presente e em suas metas para o futuro, onde o passado será um colaborador importante, mas jamais encarado como protagonista – o protagonista será você, aqui e agora, no seu presente, caminhando rumo ao futuro determinado por você.



Nenhum comentário:

Postar um comentário